CAVALO MECÂNICO - CARACTERÍSTICAS GERAIS - Viatura tratora tipo cavalo mecânico conforme descrição deste termo, ano de fabricação o mesmo da entrega, de mesmo modelo e série do apresentado na proposta, devendo todas as unidades fornecidas possuírem subconjuntos de mesmo modelo/série, podendo ser fornecido itens com subconjuntos de série e modelo distintos a partir da anuência e aquiescência da contratante, desde que atenda a todas as especificações deste termo. PESO, DIMENSÕES E CAPACIDADES - CAMINHÃO TIPO CAVALO MECÂNICO: 6x4 de uso misto (asfalto - terra), com 3 eixos (truck), dimensionado para transporte com prancha leito baixo 4 eixos compondo conjunto com PBTC mínimo de 60 toneladas e lotação de até 35 toneladas (considerar tara do semi reboque carrega tudo a ser tracionado de 19.000 Kg). Capacidade de superação de rampas de até 25% ou mais de inclinação em seu PBTC. Pneus nas dimensões de 295/80R22,5 e aro padrão 10 furos para fins de padronização da frota. Mínimo de 1 estepe nas mesmas dimensões do rodado.Capacidade máxima de tração (CMT) igual ou superior a 64.000 kg (ESTIMATIVA - 10 t do veículo + 19 t do implemento + 35 t de lotação). Altura máxima de cabine não superior a 3,5 metros. Quinta roda compatível com pino rei de 3.1/2" ou 2”, a ser especificado no momento da contratação, estrutura em ferro fundido nodular e sistema de oscilação transversal mínima de 10° em ambos os sentidos quando em ordem de marcha e altura montado sobre o chassis entre 1300 e 1400 mm descarregado e 190 mm de altura de engate e com homologação TUV (união européia) para garantia de qualidade, devendo atender aos padrões DIN 74084 para carga vertical mínima de 35 toneladas e PBTC até 80 toneladas. MOTORIZAÇÃO E SISTEMAS - Motor Diesel turbo alimentado com potência líquida não inferior a 400 CV, atendendo as normas de emissão vigentes no país por ocasião da aquisição. Torque máximo do veículo deve alcançar os 1900 Nm ou mais em rotação especificada pelo fabricante. Sistema de embreagem compatível com o emprego do veículo em condições severas de peso e tração (uso fora de estrada), disco reforçado e com assessoramento hidráulico, pneumático ou tecnologia equivalente, aliviando o esforço de operação. Sistema de transmissão automatizado, mínimo de 12 a frente e 1 a ré. Distribuição de entre eixos homologada pelo fabricante e segundo e terceiro eixo (truck) tracionado sendo componente de produção original, a luz da MBR 15296 (eixo e transmissão original de fábrica), oferecendo opção de bloqueio do diferencial, redução no cubo ou tecnologias equivalentes que indique o uso misto do veículo. Capacidade total do tanque de combustível do veículo que ofereça autonomia nominal de até 700 km sem reabastecimento, podendo ser dividido em dois tanques desde que com sistema de transferência instalado, tudo isso visando atender aos deslocamentos médios previstos para o emprego do veículo. No sistema elétrico, deverão estar presentes todas as sinalizações necessárias ao cumprimento das legislações de segurança e circulação em vias públicas e em canteiros de trabalho, sejam elas sonoras ou visuais, com ênfase no conjunto óptico, que deverá constar com farol de neblina e luzes de posição. A bateria deverá ser livre de manutenção e item de produção original, por ocasião da entrega. Sistema de freios dimensionado para a capacidade de carga do veículo, com gerenciamento eletrônico e distribuição eletrônica de frenagem e sistema anti travamento. Sistema de freio motor de duplo estágio ou tecnologia equivalente. Freio de estacionamento por ação pneumática, inclusive nos eixos de tração, na condição “normalmente travado”. Suspensão traseira e disposição do eixos de tração compatível com a carga prevista. ESTRUTURA, ACESSÓRIOS E PINTURA - Cabine com ar condicionado que permita a manutenção da temperatura máxima de 22°C e isolamento acústico que limite a 80 decibéis o ruido em seu interior, conform enormas da OMS. Ampla visibilidade da carroceria através de sistema de retrovisores conjugados. Cabine para transporte mínimo de 2 pessoas, incluso o motorista, forração de banco preferencialmente em material sintético (fácil limpeza), Instrumentos do painel que permitam o monitoramento das funções vitais do veículo durante a operação com sinais sonoros ou luminosos que indiquem falhas críticas do sistema. Carroceria em estrutura metálica com distribuição de peso entre travessas e longarinas que garantam a perfeita distribuição de peso na 5a roda do veículo de acordo com sua capacidade.